sábado, 30 de janeiro de 2010

Seduc disponibiliza laboratórios de informática para consultas ao Enem


Para facilitar o acesso dos alunos da rede estadual que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que começou a funcionar sexta-feira passada, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai disponibilizar até a próxima quarta-feira (3), incluindo o fim de semana, os laboratórios de informática de todas as escolas da rede estadual de ensino em todas as Unidades Regionais de Educação (URE’s).

De acordo com a supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, Silvana Maria Guimarães Machado, por meio dos laboratórios os alunos da rede estadual de ensino poderão fazer a consulta e inscrição a uma vaga nos cursos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que aderiram ao Enem como forma de acesso ao ensino superior.

Ela justifica que os alunos necessitam manter um contato constante, online, com o Sistema Unificado do MEC, com a colaboração de profissional especializado. As inscrições dos candidatos deverão ser feitas no site http://sisu.mec.gov.br.

Até quarta-feira (3), o aluno pode escolher o curso que quer fazer. A cada dia, desde o sábado (30), o estudante sabe qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreveu para o curso de engenharia na universidade A. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema fez um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado.

As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição. Um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável.

A partir das 6h do sábado (30) este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso que deseja. De posse dessa informação, ele pode escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas desde sexta-feira.

Somente a partir do final do processo o sistema vai gerar a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer sua seleção.

No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continuará até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário